Transferência do FIES para Medicina em 2024

transferencia do fies para medicina

Descubra nesse artigo como conseguir a Transferência do FIES para Medicina!

Olá, meu querido estudante! Tudo bem com você?

Eu sei que por muito tempo você ficou pensando em como seria ver seu nome na lista de aprovados para Medicina… Qual seria sua reação... Você chorou só de pensar na grande alegria que seria!

E ESSE MOMENTO FINALMENTE CHEGOU!

Como, sabiamente, disse Eleanor Roosevelt: “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”.

Você está eufórico(a) para se matricular, começar suas aulas, conhecer seus novos colegas de turma, sair do curso que você está cursando, mas antes você precisa lidar com uma questão que está te preocupando bastante, eu sei… Como conseguir a Transferência do FIES para Medicina?

Mas não se preocupe, existe solução para isso e eu vou te contar nesse artigo!

QUAIS OS REQUISITOS PARA CONSEGUIR A TRANSFERÊNCIA DO FIES PARA MEDICINA? Quando posso pedir transferência do FIES?

Basta você ter aderido ao FIES e estar adimplente com as parcelas.

A adesão das instituições de ensino ao FIES demonstra a concordância dessas instituições com o regulamento do Fundo e, portanto, com todos os direitos e deveres decorrentes dele. Tanto o FNDE quanto a CAIXA ou o BB, os alunos e as IES ao se credenciarem assumem direitos e obrigações constantes do contrato.

O próprio contrato FIES autoriza, em sua cláusula 11ª, a transferência de instituição de ensino:

O contrato de financiamento estudantil é bastante explícito ao afirmar que o estudante possui o direito a transferência tanto de curso quanto de IES.

CONSIGO FAZER A TRANSFERÊNCIA DO FIES PARA MEDICINA DE FORMA ADMINISTRATIVA?

Infelizmente, não.

O Sistema Informatizado do FIES (SIFES), de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, exige no momento da primeira requisição do Financiamento Estudantil uma pontuação mínima para efetuar a aprovação do mesmo. Informa que no momento em que foi aprovado para o seu primeiro curso, obteve a pontuação exigida tendo obtido a aprovação para o financiamento estudantil, mas que, no momento de solicitação da transferência, o SIFES, volta a pedir uma nova pontuação mínima.

Ao realizar a solicitação de transferência, os estudantes encontram obstáculo junto ao sifeweb.caixa (sítio eletrônico do Sistema de Financiamento Estudantil junto à Caixa Econômica Federal), momento em que são informados que “a nota do ENEM não é suficiente para realizar aditamento de transferência com os parâmetros escolhidos”:

O argumento da insuficiência da média aritmética das notas obtidas pelo estudante no ENEM, conforme determina o art. 84-C, inc. I, da Portaria MEC 535/2020 é considerado totalmente ilegal, conforme iremos demonstrar.

Como conseguir a Transferência do FIES para Medicina?

A via judicial é o único meio possível para afastar essa portaria, visando com que você consiga cursar o seu curso de Medicina, com o financiamento do FIES advindo do seu curso anterior.

HÁ VIABILIDADE EM CONSEGUIR A TRANSFERÊNCIA DO FIES PARA MEDICINA JUDICIALMENTE?

Sim, há viabilidade.

A maioria dos juízes entendem que como você já se encontra beneficiado pelo financiamento, relativamente ao seu curso de origem, o que você busca agora é a transferência do financiamento para
o curso de Medicina, não se justificando impedir seu acesso à transferência almejada.

Sendo assim, é possível transferir FIES odontologia para medicina, transferir FIES de enfermagem para medicina, entre outros cursos…

E AGORA, O QUE DEVO FAZER PARA CONSEGUIR A TRANSFERÊNCIA DO FIES PARA MEDICINA?

Você já passou pelo caminho mais árduo, você conseguiu ser aprovado no vestibular de Medicina dentre milhares de candidatos, a vaga é sua.

Derek Sheperd, nosso querido médico de Greys Anatomy uma vez disse: “Quando você decide escalar uma montanha, não pode desistir no meio do caminho.”

Não pare no meio do caminho, você está mais perto do que longe.

É possível sim conseguir cursar sua faculdade de Medicina com FIES e nós podemos te ajudar.

Leia também: Saiba como conseguir o FIES para medicina sem a nota de corte

COMO A BRAIDE ADVOCACIA MÉDICA PODE ME AJUDAR SENDO QUE SOU DE OUTRO ESTADO?

Hoje atuamos em mais de 10 estados da Federação! Não há barreiras para nossa atuação, e por esse motivo, já conseguimos ajudar médicos em todos os cantos do País.

Além disso, desde 2020, os processos tramitam de forma 100% eletrônica, então todos os trâmites ocorrem de forma online, sendo desnecessário qualquer deslocamento da sua parte ou da nossa equipe, já que tudo ocorre via Internet.

Então futuro médico/a, se você quer conseguir a transferência do FIES para Medicina e assim aumentar suas chances de se tornar médico estudando com o financiamento durante toda a sua faculdade, saiba que nossa equipe está à sua disposição, e não mediremos esforços para que você alcance o seu direito. O Escritório Braide Advocacia Médica conta com avaliações 5 estrelas em sua página no Google, e possui a expertise que você precisa para buscar os seus direitos, pois é especializado em Direito Médico, e é referência nacional nesse nicho de atuação.

Espero que você tenha gostado do conteúdo.

Não esqueça de nos acompanhar no Instagram!

Nos vemos na próxima.

Um abraço!

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

E ESSE MOMENTO FINALMENTE CHEGOU! Como, sabiamente, disse Eleanor Roosevelt: “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”. Você está eufórico(a) para se matricular, começar suas aulas, conhecer seus novos colegas de turma, sair do curso que você está cursando, mas antes você precisa lidar com uma questão que está te preocupando bastante, eu sei… Como conseguir a Transferência do FIES para Medicina?

Leia também: Como conseguir a colação de grau antecipada

Proteja-se hoje mesmo!