FIES para medicina: veja como conseguir sem a nota de corte

ao lado um martelo de juiz e no outro lado alunos de medicina que conseguiram na justiça o fies mesmo sem a nota de corte

Se você quer ser médico e não conseguiu aprovação no Prouni ou no Sisu, uma ótima opção é o FIES, Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

Mas, se você está preocupado com a nota de corte ou não teve seu financiamento aprovado por causa desse critério, saiba que ainda há chances de realizar seu sonho.

Para descobrir como conseguir o FIES para medicina, sem a nota de corte, continue nesse artigo conosco, pois nós vamos auxiliar você!

Entendendo como funciona o FIES para a medicina

O FIES para medicina possibilita que você estude em uma instituição privada, tendo as mensalidades custeadas pelo financiamento. Ou seja, você estuda sem precisar se preocupar com o valor das mensalidades, que sempre é altíssimo.

Requisitos do FIES para medicina

Para obter o FIES, o MEC estabelece os seguintes critérios:

  • Renda familiar per capita de, no máximo, 3 salários mínimos;
  • Ter feito o Enem de 2010 em diante;
  • Obter 450 pontos ou mais como média no Enem;
  • Obter nota maior ou igual a 400 pontos na redação

Porém, a partir de 2020, o Ministério da Educação passou a instituir outros requisitos, como a nota de corte. Mas, como ela funciona?

Veja mais sobre ela logo abaixo!

Qual a nota de corte do FIES para medicina e como ela funciona?

uma bandeira do brasil e alunos de medicina tendo aula em uma faculdade brasileira

A nota de corte é calculada levando em conta a quantidade de vagas que o FIES disponibiliza para medicina em cada edição, e o total de candidatos inscritos para esse curso.

Porém, diante da alta concorrência do curso, a nota de corte para medicina costuma ser sempre maior do que 700 pontos. Como exemplo, na edição 2023.1 do FIES, a média da nota de corte foi de 756,325 pontos.

Isso significa que, em tese, estudantes que obtiveram nota inferior a 756,325, não conseguiram obter o financiamento para estudar medicina.

No entanto, fique tranquilo, pois a imposição de uma nota de corte para acessar o financiamento é ilegal, conforme vamos explicar abaixo.

Por que a nota de corte é ilegal?

Inúmeros advogados especializados em direito estudantil e magistrados, entendem que a nota de corte no FIES é ilegal por não estar prevista em lei.

Isto é, a lei que criou o programa, que é a Lei 10.260/01, permite que o MEC crie novos critérios para ingresso no FIES. Porém, entende-se que esses critérios não podem ir além dos limites da própria lei, que não determinou notas de cortes entre os requisitos.

Além disso, outra questão importante é o fato desse novo requisito ir contra o direito à educação, impedindo que mais estudantes tenham acesso à formação superior.

Como conseguir o FIES para medicina sem a nota de corte?

Considerando os pontos que trouxemos acima, a maior parte dos tribunais do país também estão tendo o entendimento de que a nota de corte do FIES para medicina é ilegal, assim como para outros cursos.

Assim, caso sua pontuação fique abaixo da nota de corte, você não precisa se desanimar, pois pode obter uma liminar na Justiça para conseguir estudar medicina com o FIES.

notícias de alunos que conseguiram na justiça o fies para medicina sem a nota de corte
notícias de juízes e magistrados que concederam o fies para medicina a alunos que estavam abaixo da nota de corte

Conte com um advogado especializado em direito estudantil

Para conseguir a liminar e ter acesso ao FIES sem a nota de corte, você precisa contratar um advogado de direito médico estudantil.

E aqui no nosso escritório, temos o que você precisa: um time especializado para assegurar o seu direito de ter acesso à educação superior em medicina por meio do FIES.

Junte-se a diversos outros estudantes que já confiaram em nossa capacidade e experiência em defesa médica estudantil e entre em contato conosco para podermos ajudar você a realizar seu sonho de ser médico!

Leia também: Abatimento FIES para médicos.

Proteja-se hoje mesmo!