Dentista pode aplicar Botox? Entenda tudo agora mesmo!

pessoa recebendo a aplicação do botox em um consultório odontológico de um profissional dentista

Se você é dentista e deseja ampliar sua área de atuação, já deve ter pensado em trabalhar com aplicação de botox no seu consultório. Mas, provavelmente ficou se questionando: será que dentista pode aplicar botox? Ou será que isso pode trazer problemas à minha carreira?

Para responder a essas questões e trazer a segurança que a sua rotina merece, veja, a seguir, o que o CFO (Conselho Federal de Odontologia) diz a respeito desse tema e entenda, de uma vez por todas, se profissionais dentistas podem atuar com aplicação de botox!

Aproveite a leitura!

Dentista pode aplicar Botox?

Temos uma boa notícia: sim, dentista pode aplicar botox nos seus pacientes e em consultório.

Porém, a prática exige alguns pontos de atenção para que você atue dentro das regras e normas estabelecidas pelo CFO, a fim de evitar qualquer tipo de problema futuro envolvendo sua carreira.

O que diz o CFO sobre o cirurgião dentista aplicar Botox?

De acordo com a resolução 198/2013 do CFO, cirurgião dentista pode aplicar botox, inclusive se o procedimento for apenas de cunho estético. Ou seja, não é necessário que a aplicação da substância esteja sempre atrelada a algum tratamento bucal.

Isso porque, a resolução reconheceu a harmonização orofacial como uma das especialidades da odontologia.

Porém, é necessário ter especialização em harmonização orofacial. E mais, o curso deve ter, no mínimo, 500 horas.

Cirurgiões-dentistas que tenham especialização em cirurgia e traumatologia bucomaxilo facial, e tenham efetiva atuação dentro dos últimos 5 anos, também estão autorizados à aplicação de botox.

Ainda, dentistas de outras especialidades, mas que já estejam em atuação há 5 anos e que tenham feito especializações de, ao menos, 360 horas em cursos que abordem esse tipo de procedimento, também estão autorizados pelo CFO para fornecer aplicação de botox no consultório.

Sou dentista: qual uso do Botox posso aplicar em meu consultório odontológico?

Após entender o que diz a resolução do CFO e saber que botox pode ser aplicado por dentistas, é necessário conhecer as limitações dessa prática. Em outras palavras, é preciso compreender em quais casos você pode aplicar essa substância em um paciente.

Nesse sentido, o procedimento pode ser feito para tratar:

  • Sorriso gengival;
  • Bruxismo;
  • Dor muscular nos maxilares;
  • Mastigação unilateral;
  • Traumas;
  • Transpiração e salivação em excesso;
  • Sorriso e face assimétricos;
  • Correção de linhas de expressão.

Portanto, de alguns anos para cá, a área de atuação do profissional cirurgião-dentista foi bastante ampliada, possibilitando tratar de diversas condições que antes eram vedadas para a profissão.

Quando contratar uma assessoria jurídica?

Mesmo com o aval do CFO, é necessário tomar algumas precauções para a sua proteção profissional. Isso vale não só para quando você for aplicar botox nos seus pacientes, mas também para a realização de qualquer outro atendimento.

E é aí que entra a importância de contratar uma assessoria jurídica especializada em advocacia médica e odontológica.

Aqui no nosso escritório, trabalhamos com defesa profissional e com assessoria mensal, garantindo a sua segurança jurídica durante o exercício da sua profissão.

Isto é, seja para elaborar contratos adequados de prestação de serviços ou até mesmo para defender você contra eventuais acusações e injustiças que seus pacientes possam proferir contra você, temos uma equipe pronta para te ajudar.

Afinal, em uma relação de prestação de serviços, se as obrigações e direitos de cada um dos envolvidos não estiver bem clara e documentada, pode abrir margem para discussões e problemas futuros.

Assim, não corra riscos desnecessários na sua profissão e atue com mais segurança e tranquilidade no seu consultório odontológico.

Conte com nossa assessoria jurídica em advocacia médica e faça parte dos mais de 600 profissionais que já atendemos em mais de 16 estados do país. Fale conosco e deixe-nos te ajudar!

Proteja-se hoje mesmo!