Contrato de prestação de serviços odontológicos: saiba tudo

profissional dentista assinando um contrato de prestação de serviços odontológicos

Apesar de extremamente importante, muitos dentistas ainda realizam atendimentos sem firmar um contrato de prestação de serviços odontológicos com seus pacientes.

Mas, será que você sabe qual a real importância desse documento, o que deve estar expresso nele e quais são os principais riscos de atender pacientes sem um bom contrato?

Descubra todas essas questões a seguir e saiba como conseguir um bom contrato para utilizar no seu consultório e ter mais segurança na sua carreira!

Acompanhe!

Qual a importância de um contrato de prestação de serviços odontológicos?

É por meio do contrato de prestação de serviços odontológicos que todos os deveres e direitos são registrados, garantindo a transparência e a integridade da relação entre o profissional e o paciente.

Além disso, esse documento é essencial para garantir que o paciente tenha compreendido todas as questões que envolvem o tratamento, como valores e limites do serviço que será prestado.

Assim, o profissional obtém uma garantia de que forneceu todas as informações necessárias ao paciente, conforme determina o Código de Ética Odontológica e o Código de Defesa do Consumidor.

Como consequência, você fica melhor respaldado em eventuais conflitos futuros, bem como a incidência de conflitos é menor, já que ambas as partes estão bem alinhadas.

O precisa ter em um contrato de prestação de serviços odontológicos?

Os contratos devem ser personalizados conforme as necessidades de cada consultório odontológicos. Porém, algumas questões gerais são:

  • Descrição do serviço;
  • Qualificação dos envolvidos;
  • Preço do serviço e forma de pagamento;
  • Deveres e direitos do dentista;
  • Deveres e direitos do paciente;
  • Previsões em caso de desistência.

Saiba mais: Direito médico preventivo

O que acontece na falta do contrato de prestação de serviços odontológicos?

caneta sob um contrato de prestação de serviços odontologicos

Após entender a importância do contrato de prestação de serviços odontológicos, falaremos sobre os riscos que você corre na falta desse documento.

Saiba que os riscos são muitos, sendo um dos principais a ocorrência de problemas causados por falha de comunicação entre o profissional e o paciente.

Além disso, podem ocorrer problemas em relação ao pagamento, como divergências sobre o que está incluído ou não no valor cobrado. E claro, dificuldade em realizar cobrança de pacientes inadimplentes.

Junto a isso, outro risco, e um dos mais graves, acontece quando o paciente entende que o resultado do tratamento não foi satisfatório. Nesses casos, sem um contrato escrito prevendo os detalhes do serviço, o profissional fica muito mais vulnerável a problemas judiciais.

Leia mais sobre a importância da documentação odontológica

Como posso conseguir este contrato?

Para garantir que o contrato atenda às necessidade da sua clínica, é preciso contar com uma assessoria jurídica especializada em Direito Odontológico.

Somente um advogado experiente nessa área conseguirá fornecer um contrato para dentistas adequado aos tipos de procedimentos que você realiza, garantindo proteção e segurança para você e seu consultório.

Afinal, um bom contrato odontológico deve conter cláusulas personalizadas e bem elaboradas para não deixar o profissional vulnerável em nenhum momento, assegurando maior tranquilidade no exercício da sua profissão.

Assim, o uso de modelos extraídos da internet é um erro grave que pode custar altíssimas indenizações e muita dor de cabeça caso o cliente decida processar o cirurgião-dentista, pois um contrato pronto e genérico não garante a proteção que o profissional necessita.

Portanto, conte com a ajuda de um advogado especializado que saberá elaborar um contrato que garantirá algo inestimável: segurança jurídica.

Nosso escritório está pronto para fornecer a você a melhor assessoria jurídica. Temos profissionais especializados em assessoria médica e odontológica que saberão entender as particularidades do seu consultório e elaborar um contrato de prestação de serviços odontológicos ideal para o que seu cotidiano profissional necessita.

Converse conosco e confie na nossa expertise para promover o máximo de segurança para a sua carreira!

Proteja-se hoje mesmo!